Expedição Científica Roosevelt – Rondon. Um aspecto das relações Brasil – EUA e da consolidação do mito Rondon

  • Carlos Martins Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Mato Grosso, Colonização, Rondon

Resumo

Entre novembro de 1913 e maio de 1914 ocorreu, em Mato Grosso, a “Expedição Científica Roosevelt-Rondon”. Realizada durante o processo de consolidação da fronteira noroeste do Brasil, tal experiência foi narrada por Theodore Roosevelt no livro Through the Brazilian Wilderness, publicado em 1914. Acentuando a interpretação de que a Expedição obedecia a princípios puramente “científicos” e formulando um perfil de Rondon como homem de “ciência” e “civilizador” das populações indígenas, elementos referenciais para a construção do culto à sua personalidade, Roosevelt contribuiu para obscurecer as reais motivações que ensejaram o evento. Acompanhando o processo histórico que ensejou a Expedição, pretendo apontar que sua execução atrelou-se aos projetos de colonização em desenvolvimento em Mato Grosso e à política pan-americanista praticada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Martins Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Titular de História. Campus de Aquidauana/UFMS. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7231425863354799. 

Referências

BANDEIRA, Moniz. A Presença dos Estados Unidos no Brasil (Dois Séculos de História). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.

BARBOSA, Rui. “Continente Enfermo”. In: BARBOSA, Rui. O Divórcio e o Anarchismo. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, s/ d.

BHERING, Francisco. A Propósito da Jurisprudência Telegraphica. Rio de Janeiro: Typ. Leuzinger, 1915.

CONGRESSO NACIONAL. Anais da Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, v. 4, 1909.

COUTINHO, Edilberto. Rondon. O Civilizador da Última Fronteira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; INL, 1975.

CUNHA, Comandante Heitor Pereira da. Viagens e Caçadas em Mato Grosso (Três Semanas em Companhia de Th. Roosevelt). 4ª edição. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1949.

DUNLOP, Charles Julius. Apontamentos para a História da Iluminação da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Rio Antigo, 1949.

LIMA, Manuel de Oliveira. Nos Estados Unidos. Leipzig: F. A. Brockhaus, 1899.

LIMA, Manuel de Oliveira. O Pan-americanismo (Monroe, Bolívar, Roosevelt). Brasília: Senado Federal; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1980.

LINK, Arthur S., CATTON, William B. História Moderna dos Estados Unidos. V. 1. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

MAGALHÃES, Amílcar Armando Botelho de – “O rio da Dúvida. Refutação incontestável de um membro da Comissão Rondon”. O Paiz. Rio de Janeiro: 31 de março de 1915.

MAGALHÃES, Amílcar Armando Botelho de. A Obra Ciclópica do General Rondon. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1956.

MAGALHÃES, Amílcar Armando Botelho de. Impressões da Comissão Rondon. 4ª edição. Porto Alegre: Editora do Globo, 1929.

MAGALHÃES, Amílcar Armando Botelho de. Pelos Sertões do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1941.

MENDONÇA, Salvador de. A Situação Internacional do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1913.

MINISTÉRIO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. A Radiotegrafia no Brasil. Elementos Históricos. Memória Organizada de Ordem de S. Exa. o Sr. Dr. José Barbosa Gonçalves, em dezembro de 1913, pelo Engenheiro Francisco Bhering, Membro da Comissão Mista Civil e Militar de Radiotelegrafia. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1914.

Missão Rondon. Apontamentos Sobre os Trabalhos Realizados Pela Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas Sob a Direção do Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon, de 1907 a 1915. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1916.

PEREIRA, José Veríssimo da Costa. “Theodore Roosevelt”. Vultos da Geografia do Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, ano VI, n. 3, julho/ setembro de 1944.

PEREIRA, Osny Duarte. Ferro e Independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

PRADO, Eduardo da Silva. A Ilusão Americana. 3ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1958.

Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, v. 236, julho/ setembro de 1957.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Conferências de 1915. Rio de Janeiro: Typ. Leuzinger, 1916.

ROOSEVELT, Theodore. Internacionalismo Americano. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1913.

ROOSEVELT, Theodore. Nas Selvas do Brasil. Tradução de Luiz Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1976.

TORRES, Alberto. O Problema Nacional Brasileiro. Introdução a um Programa de Organização Nacional. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1933.

VIVEIROS, Esther. Rondon Conta a Sua Vida. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.

Publicado
2009-06-30
Como Citar
MARTINS JÚNIOR, C. Expedição Científica Roosevelt – Rondon. Um aspecto das relações Brasil – EUA e da consolidação do mito Rondon. albuquerque: revista de história, v. 1, n. 1, p. 25-54, 30 jun. 2009.
Seção
Artigos