Indigenous students at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Aquiduana Campus

a case study

Keywords: indigenous students, IFMS Aquidauana, interculturality

Abstract

This article deals with the presence of indigenous students at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Aquidauana campus. Its methodology was based on bibliographical research, consultation of the socio-economic questionnaire, application and analysis of a questionnaire and group discussions. Among the results obtained, the following can be noted: mapping of indigenous lands and the neighborhoods where they live, as well as the number of enrollments between 2014 and 2022 in the vocacional course of Building and Informatics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janete Andrade Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Brasil

Mestra em Estudos Culturais pelo PPGCult/CPAQ/UFMS. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823173378853480

Vera Lucia Ferreira Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (1997), mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2003) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2011). Atualmente, é professora de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult/UFMS/CPAQ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3469567030641868

References

AMADO, Luiz Henrique Eloy. Despertar do Povo Terena para os seus Direitos: MOVIMENTO INDÍGENA E CONFRONTO POLÍTICO EM MATO GROSSO DO SUL. Dourados/MS: MovimentAção, 2017. v. 4, nº. 6, p. 83-104. DOI: https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7674

BANIWA, Gersem. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. p. 150-151

BANIWA, Gersem. Educação para Manejo e Domesticação do Mundo: entre a escola ideal e a escola real – Dilemas da Educação Indígena do Alto Rio Negro. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, 2011. p. 209.

GARCIA, Débora R. N. de Souza. Evasão no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. 2021.

IBGE. Censo 2022 – Panorama. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em 1º mar. 2025.

IFMS. Programa Acompanhamento de Egressos do IFMS. 2018. Disponível em https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/programas/anexo-059-2018-aprova-programa-de-acompanhamento-de-egressos-do-ifms.pdf. Acesso em 1º mar. 2025.

IFMS. Regulamento de Ações Afirmativas para o Ingresso de Candidatos Optantes pela Reserva de Vagas nos Cursos de Ensino Médio e Graduação no IFMS. 2022. Disponível em https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/regulamentos/regulamento-de-acoes-afirmativas-para-o-ingresso-de-candidatos-optantes-pela-reserva-de-vagas-nos-cursos-de-ensino-medio-e-graduacao-no-ifms/view. Acesso em 1º mar. 2025.

LEMOS, Isabele Batista. Povos indígenas e ações afirmativas: aspectos sobre a implementação da Lei n. 12.711/20 pelas instituições de ensino federais. Quaestio Iuris, vol. 8, nº. 3, Rio de Janeiro, 2015. pp. 1369-1392. DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2015.18831

LIMA, Janete Andrade de. A presença de estudantes indígenas no IFMS/ campus de Aquidauana. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais) UFMS, Aquidauana. 2023.

MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em 1º mar. 2025.

MELIÁ, Bartolomeu. Prefácio - memória, história e futuro dos povos indígenas In: CHAMORRO, Graciela & COMBÈS, Isabelle (org.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados: Ed. UFGD, 2015.

MÜLLING, Juliana da Cruz. Educação Profissional com Indígenas: possibilidades de corazonar e melhor viver. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.

MÜLLING, Juliana da Cruz. SANTOS. Simone Valdete dos. A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica. Educação, v. 42, n.3, p. 475-485, set.-dez. 2019. Disponível: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33245. Acesso em 23 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245

PACHECO, Eliezer. (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, 2011, São Paulo, 2011. Editora Moderna.

QUIJANO, Anibal. A colonialidade do poder: eurocentrismo e América Latina. ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.

WALSH, Catherine. La interculturalidad en la Educación. Ministerio de Educación, Perú, 2005.

Published
2025-03-07
How to Cite
ANDRADE LIMA, J.; FERREIRA VARGAS, V. L. Indigenous students at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Aquiduana Campus. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 264-279, 7 Mar. 2025.