Jean-Luc Godard and control of the present
Alphaville, a strange adventure of Lemmy Caution (1965)
Abstract
Este texto propõe uma “leitura”, entre outras possíveis, do filme Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution (1965), de Jean-Luc Godard. Pretende-se, através do instrumental teórico da cultura visual e do imaginário, contribuir para a reflexão da relação entre o cinema e as cidades. O foco recai sobre a representação do espaço urbano, examinando a arquitetura, e os ambientes enquanto elementos estruturantes da narrativa.
Downloads
References
ALPHAVILLE. Direção de Jean-Luc Godard. Produção: André Michelin. Local:Mundial
Filmes, Paris, 1965. Imagens de cenas urbanas. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=UitB6c8QP80. Acesso em 18 jun 2024.
AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Campinas: Papirus, 2008.BACHELARD, Gaston. A Água e os
Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAXANDALL, Michel. Padrões de intenção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BONELLI, Laurent. La France a peur. Une histoire sociale de l’insécurité. Paris: La
Découverte, 2010.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas vol. 2. São Paulo: Globo, 1999.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. As cidades da cidade. São Paulo: Companhia das Letras,
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu
Abramo, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Ontologia. Hermenêutica da facticidade. Petrópolis: Vozes, 2013.
JACOBY, Russell. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
LIMA, Luiz Costa. O Controle do Imaginário e a afirmação do Romance. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
MORREY, Douglas. Jean-Luc Godard. New York: Manchester University Press, 2005.
MUNFORD, Lewis. A cidade na História. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
OLALQUIAGA, Maria Celeste. Megalópolis. Sensibilidades culturais contemporâneas.
São Paulo: Studio Nobel, 1998.
SUBIRATS, Eduardo. A existência sitiada. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
Copyright (c) 2025 Albuquerque

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights are all granted to the journal. The articles whose authors are identified represent the expressed opinion of its authors and not the official position of the Albuquerque: journal of Cultural Studies.


1.png)









