Apresentação - Dossiê "Cinema & Cidades"
Resumo
Desde sua invenção, na Paris do final do século XIX, o cinema tem mantido intrínseca relação com as cidades. O primeiro filme exibido no Grand Café de Paris "A chegada do trem na estação" já trazia a marca desta relação. A partir de então, a cidade passou a ser, sem dúvida, um dos elementos mais filmados pelo cinema, tendo o seu desenvolvimento acompanhado de perto pela sétima arte. As cidades não são só cenário para o cinema, mas em muitas filmagens são personagens como em dois ícones do cinema do século XX: "Metrópolis" e "Blade runner". Entre a lente da câmera e a retina do espectador está a tela de cinema, que desde as suas origens expõe imagens das cidades com significados muitas vezes contraditórios. A intenção deste dossiê é reunir textos que não só discutam a relação entre cinema e cidade, mas que possibilitem a reflexão sobre nossa contemporaneidade, marcada pela vida nas metrópoles abarrotadas de imagens e onde as imagens produzidas pela sétima arte ajudam a representar a vida carregada de simulacros.
Downloads
Referências
albuquerque: revista de história. Aquidauana, v. 16, n. 32, ago./dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.46401/ardh.2024.v16.21698
Copyright (c) 2025 Albuquerque

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de Albuquerque: revista de Estudos Culturais.


1.png)









