O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP

  • Robson Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Dulcelaine Lopes Nishikawa Fundação Araporã
  • Talita Mara Catini Fundação Araporã
  • Ana Patrícia Ferreira Silva Fundação Araporã

Abstract

Resultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município.

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Author Biographies

Robson Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia
Doutor em Arqueologia pelo MAE-USP. Pesquisador e pós-doutorando PNPD-Capes do Instituto de Ciências Sociais-INCIS da Universidade Federal de Uberlândia-UFU e coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia, Etnologia e História Indígena. GEPAEHI/NUPECS/INCIS/UFU.
Dulcelaine Lopes Nishikawa, Fundação Araporã
Mestre em Engenharia Ambiental pelo CRHEA/USP e Doutora em Sociologia pela FCL/UNESP.  Coordena o Grupo de Educação Patrimonial-GEP da Fundação Araporã.
Talita Mara Catini, Fundação Araporã
Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP. Membro GEP-Fundação Araporã.
Ana Patrícia Ferreira Silva, Fundação Araporã
Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP. Membro GEP-Fundação Araporã.

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Published
2018-12-17
How to Cite
RODRIGUES, R.; NISHIKAWA, D. L.; CATINI, T. M.; SILVA, A. P. F. O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP. albuquerque: journal of history, v. 10, n. 19, 17 Dec. 2018.
Section
Dossiê - Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas