MODELAGEM FÍSICA COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DA PAISAGEM

  • Ana Elisa Souto UFSM
  • Vanessa De Conto UFSM

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência pedagógica no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul. A disciplina de Projeto I visa introduzir noções de integração entre espaço construído e espaços abertos e da teoria da paisagem. Objetiva-se avaliar a utilização da maquete física como ferramenta metodológica no ensino e na aprendizagem de projeto no primeiro semestre do curso. Propôs-se uma experiência de ensino baseada na apropriação e exploração formal a partir da construção de modelos físicos. Nessa experimentação, a maquete é a base da investigação espacial, compositiva e volumétrica, funcionando como esboço tridimensional. A experiência reforça a importância desse recurso didático e pedagógico como ferramenta para o aprendizado do projeto e das variáveis do lugar e do entorno construído.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
ELISA SOUTO, A.; DE CONTO, V. MODELAGEM FÍSICA COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DA PAISAGEM. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo