O POTENCIAL E O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

do ensino a distância ao ensino remoto emergencial em tempo de calamidade

  • Roberta Squaiella Mackenzie
  • Roberto Righi
  • Maria Victoria Marchelli

Resumo

O presente artigo destaca o potencial e o emprego das tecnologias digitais da informação e comunicação e as diferenças entre o ensino a distância (EAD) tradicional e o ensino remoto emergencial (ERE), oferecido em momentos de crise ou de desastre. Em um breve histórico do EAD se avalia quais são as suas diferenças em relação ao ensino on-line, implementado às pressas neste momento emergencial durante a pandemia da Covid-19. Apoiado em referencial teórico e pesquisas recentes, são destacadas essas diferenças a partir da análise comparativa do EAD com o ERE. Considerando que a velocidade de mudança para a instrução on-line está ocorrendo de uma maneira sem precedentes e exponencial, é de grande importância a compreensão de cada uma dessas situações de aprendizagem, a fim de se evitar visões generalistas e estigmatizadas, que atrapalham e opõem os dois sistemas. Apesar dos avanços tecnológicos possibilitarem soluções cada vez mais avançadas na área da educação, é necessário um planejamento pedagógico adequado para as diferentes situações e necessidades do ensino, em cada etapa de aprendizagem. Esta revolução emergencial pode impulsionar um novo EAD, mais sincrônico com os avanços tecnológicos recentes e que minore o maior problema desta modalidade educacional, que é a evasão escolar.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
SQUAIELLA, R.; RIGHI, R.; MARCHELLI, M. V. O POTENCIAL E O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo