QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUPORTE NO TRABALHO TERCEIRIZADO DE ORGANIZAÇÕES DE CRÉDITO
Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001.