QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUPORTE NO TRABALHO TERCEIRIZADO DE ORGANIZAÇÕES DE CRÉDITO

  • Thais Caroline Cruz Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Thiago Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre qualidade de vida no trabalho e suporte no trabalho em organizações de crédito. A metodologia empregada foi a quantitativa, descritiva, utilizando a técnica de levantamento (survey) aplicado a uma amostra de operadores de negócios de crédito terceirizados em correspondentes bancários de Corumbá-MS. Os dados foram coletados por meio instrumento de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IQVT) baseado no modelo de Walton (1973) e validados por Timossi et al. (2009) e pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Os resultados apresentaram que os colaboradores de correspondentes bancários terceirizados apresentam níveis neutros a satisfatórios em termos de qualidade de vida e neutros a insatisfatórios no trabalho e suporte no trabalho. O teste de correlação apresentou uma correlação positiva de 75% entre os construtos observados, com significância de 0,001.

Biografia do Autor

Thais Caroline Cruz Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como profissional bancária.

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutora em Economia pelo departamento de Economia da FEA/USP. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Pesquisadora do PENSA/USP - Centro de Conhecimentos em Agronegócios. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento" e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos (NIEPC). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo agrícola, Nova Economia Institucional, Sustentabilidade. Possui experiência nas áreas de Cadeias Produtivas, Diagnóstico de Desempenho Organizacional e Pensamento Complexo; Estratégia; Comunicação e Marketing; Tecnologia.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Atua em torno dos temas: Comportamento do consumidor, Comportamento do consumidor de alimentos, perfil do consumidor, Consumidor Infantil, Criação de valor e Varejo de alimentos. Atualmente é professor do curso de Administração do Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
ARAÚJO, T. C. C.; THIAGO, F.; GONÇALVES, C.; MACIEL, W. R. E. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUPORTE NO TRABALHO TERCEIRIZADO DE ORGANIZAÇÕES DE CRÉDITO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor