PRÁTICAS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DOS RESULTADOS DO ENADE
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma revisão integrativa de literatura realizada no Catálogo de Teses e
Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , no período
de 2004 a 2018, tendo como objetivo identificar o que as pesquisas de pós-graduação estão
abordando sobre o uso dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
(Enade). Foram utilizados como descritores de busca os termos “Enade”, “Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes” e “uso dos resultados”, resultando em 364 pesquisas, 97 teses e
266 dissertações, delimitando a análise de 04 dissertações e 01 tese, que abordaram o uso. As
pesquisas são realizadas em maior parte por pesquisadores do sexo feminino, em programas
de pós-graduação de Políticas Educacionais, na região Nordeste e Centro-Oeste, em
instituições públicas. Ocorre o uso dos resultados em cursos isolados, centros acadêmicos ou
da Instituição de Ensino Superior (IES), nas IES públicas o Enade não consta nos documentos
institucionais, práticas de gestão ou pedagógicas. Nas IES de ensino privado, que buscam
aprimorar os seus cursos de graduação utilizando os resultados das avaliações externas, são
atividades cercadas por tensões. O desafioda incorporação do Enade dentro do processo de
planejamento, do currículo e na tomada de decisão.
Palavras-chave: Avaliação; Enade; Uso dos Resultados.