DIAGNÓSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNE DE AVES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Acidentes de trabalho no setor frigorífico é um problema social-econômico e seus números têm se agravado em consequência do aumento da produção, consequência do alto consumo de carne. Pensando no problema dos acidentes de trabalho do setor esta pesquisa analisou dados sobre acidentes ocorridos de 2016 a 2018 em uma empresa de abate e aves e processamento de carne situada no estado de Mato Grosso do Sul e propôs um modelo de diagnóstico que pode servir de suporte pelas empresas do setor para tratativas do problema elencado. Com base nas informações geradas pelo do diagnóstico conclui-se que a empresa necessita de ações de revisão do treinamento de segurança com uso de facas; atualização na descrição de cargos e nas instruções operacionais dos cargos evidenciando todas as tarefas a serem realizadas e suas medidas de segurança; melhorias nos ambientes de trabalho em que se realiza o transporte de cargas; e intensificação das fiscalizações em horários pontuais nos períodos mais propícios a acontecer acidentes de trabalho nos setores da sala de corte, evisceração e higienização.

 

Biografia do Autor

Daniel Fernando Bastos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS

Profissional técnico em segurança do trabalho pertencente a instituição privada e acadêmico do curso bacharel em administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Anteriormente professor dos cursos técnico de segurança do trabalho, técnico em açúcar e álcool e técnico em enfermagem oferecidos pelo Centro de Educação Profissional IPED-MS/Naviraí.

Publicado
2021-10-05
Como Citar
BASTOS, D. F.; GOMES CASAGRANDA, Y. DIAGNÓSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNE DE AVES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 5 out. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas