FAZ BEM: Sistema Produto-Serviço (PSS) aplicado aos produtores rurais e microempreendedores de Uberlândia

  • Anaisa Santos Ferreira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Julie Sisterolli Ludolf de Mello Universidade Federal de Uberlândia - UFU https://orcid.org/0000-0003-3099-0597
  • Wylamya Santos Silva de Amorim Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Gustavo Alves de Melo Universidade Federal de Lavras - UFLA https://orcid.org/0000-0001-5635-4180
  • Maria Gabriela Mendonça Peixoto Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Samuel Borges Barbosa Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul https://orcid.org/0000-0001-5148-2095

Resumo

O consumo de produtos orgânicos e naturais acompanha uma tendência mundial da busca por produtos e serviços que remetem à saúde e qualidade de vida. Outro fator a ser ressaltado é a busca por praticidade, devido ao cotidiano cada vez mais corrido, tem aumentado a procura de produtos para serviços, onde surgem as soluções com o Sistema Produto-Serviço. O objetivo desse artigo é a verificação da viabilidade para implantação de uma proposta de Sistema Produto-Serviço para alavancar a venda de produtos naturais e orgânicos, com foco na região de Uberlândia-MG. Para isso, foram aplicadas três etapas de desenvolvimento: (i) Projeto Informacional, (ii) Projeto Conceitual e (iii) Projeto Detalhado. Foram aplicadas pesquisas qualitativas para a pesquisa de mercado, além de ferramentas de desenvolvimento de serviços, como Business Model Canvas, Storytelling, Sitemap e prototipagem de serviço. Ao final do desenvolvimento foi obtido o aplicativo Faz Bem, para venda de produtos orgânicos e naturais. O aplicativo gerou resultados positivos em relação à implantação da solução proposta, trazendo benefícios sociais, ambientais e econômicos.

Publicado
2021-09-28
Como Citar
FERREIRA, A. S.; MELLO, J. S. L. DE; AMORIM, W. S. S. DE; MELO, G. A. DE; PEIXOTO, M. G. M.; BARBOSA, S. B. FAZ BEM: Sistema Produto-Serviço (PSS) aplicado aos produtores rurais e microempreendedores de Uberlândia. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 28 set. 2021.
Seção
EIXO 3 - Relato de Prática - Inovação e Tecnologias