MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

uma perspectiva teórica e histórica

Autores

Resumo

Essa pesquisa examina as características da evolução da mulher no mercado de trabalho, em um contexto em que vem sendo discutida a participação da mulher e seus perfis para vagas ocupadas, particularmente no que se refere às ocupações e aos diferenciais de rendimentos em relação aos homens. Tudo se inicia com as relações de gênero que se referem aos tratos sociais desiguais de poder entre homens e mulheres, que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher, a partir da percepção social das diferenças sexuais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica histórica. O objetivo foi mostrar um pouco da história da participação da mulher no mercado de trabalho, com suas dificuldades iniciais, os avanços e conquistas realizadas por elas e a atual situação do mercado de trabalho em relação à mulher. O estudo aponta como resultado a permanência de desigualdades históricas que alimentam a luta das mulheres contra a desigualdade, contra a discriminação e contra a violência no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

  • PAULO CESAR SCHOTTEN, UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

    Mestre em Administração. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Administração, UAS Nova Andradina.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Edição

Seção

EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Como Citar

SCHOTTEN, PAULO CESAR; SANTOS, Bruna Maria Pereira; LOPES, Suellen Aparecida; SILVA, Stephani Almeida da. MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: uma perspectiva teórica e histórica. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/14042. Acesso em: 30 jan. 2026.