MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

uma perspectiva teórica e histórica

Autores/as

Resumen

Essa pesquisa examina as características da evolução da mulher no mercado de trabalho, em um contexto em que vem sendo discutida a participação da mulher e seus perfis para vagas ocupadas, particularmente no que se refere às ocupações e aos diferenciais de rendimentos em relação aos homens. Tudo se inicia com as relações de gênero que se referem aos tratos sociais desiguais de poder entre homens e mulheres, que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher, a partir da percepção social das diferenças sexuais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica histórica. O objetivo foi mostrar um pouco da história da participação da mulher no mercado de trabalho, com suas dificuldades iniciais, os avanços e conquistas realizadas por elas e a atual situação do mercado de trabalho em relação à mulher. O estudo aponta como resultado a permanência de desigualdades históricas que alimentam a luta das mulheres contra a desigualdade, contra a discriminação e contra a violência no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

  • PAULO CESAR SCHOTTEN, UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

    Mestre em Administração. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Administração, UAS Nova Andradina.

Publicado

2021-10-09

Número

Sección

EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Cómo citar

SCHOTTEN, PAULO CESAR; SANTOS, Bruna Maria Pereira; LOPES, Suellen Aparecida; SILVA, Stephani Almeida da. MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: uma perspectiva teórica e histórica. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/14042. Acesso em: 30 jan. 2026.