CONHECIMENTO DO SUCESSOR RURAL EM NEGÓCIO FAMILIAR À LUZ DA GROUNDED THEORY: CATEGORIAS E PROPRIEDADES DA LITERATURA TÉCNICA E NÃO-TÉCNICA

Resumo

Conhecimento pode ser considerado o ativo organizacional com maior probabilidade de gerar sucesso duradouro, sendo importante estar nas práticas gerenciais do gestor rural. O pouco preparo de um sucessor ao assumir o negócio familiar pode produzir impactos como: incertezas, tensão familiar, estagnação da propriedade e possível perda de conhecimentos acumulados. O estudo objetiva apresentar categorias e propriedades que irão nortear a relação da sucessão rural e conhecimento. A estratégia de pesquisa é uma abordagem qualitativa a partir das codificações da literatura (técnica e não-técnica), utilizando as técnicas iniciais do método Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), especificamente a abordagem de Strauss e Corbin (2008). O ordenamento conceitual é apresentado com a inferência de três categorias (influência de terceiros, competência e qualificação), além das respectivas propriedades. A pesquisa gera importantes informações e insights sobre a temática e contribui na disseminação das técnicas do método.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
PARRON GONÇALVES, L.; BINOTTO, E.; KARINA LÓPEZ TORRES, M.; CRISTIANO DE OLIVEIRA, P.; FRAILE SORDI, V. CONHECIMENTO DO SUCESSOR RURAL EM NEGÓCIO FAMILIAR À LUZ DA GROUNDED THEORY: CATEGORIAS E PROPRIEDADES DA LITERATURA TÉCNICA E NÃO-TÉCNICA . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 30 set. 2021.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia