CONHECIMENTO DO SUCESSOR RURAL EM NEGÓCIO FAMILIAR À LUZ DA GROUNDED THEORY: CATEGORIAS E PROPRIEDADES DA LITERATURA TÉCNICA E NÃO-TÉCNICA

Autores/as

Resumen

Conhecimento pode ser considerado o ativo organizacional com maior probabilidade de gerar sucesso duradouro, sendo importante estar nas práticas gerenciais do gestor rural. O pouco preparo de um sucessor ao assumir o negócio familiar pode produzir impactos como: incertezas, tensão familiar, estagnação da propriedade e possível perda de conhecimentos acumulados. O estudo objetiva apresentar categorias e propriedades que irão nortear a relação da sucessão rural e conhecimento. A estratégia de pesquisa é uma abordagem qualitativa a partir das codificações da literatura (técnica e não-técnica), utilizando as técnicas iniciais do método Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), especificamente a abordagem de Strauss e Corbin (2008). O ordenamento conceitual é apresentado com a inferência de três categorias (influência de terceiros, competência e qualificação), além das respectivas propriedades. A pesquisa gera importantes informações e insights sobre a temática e contribui na disseminação das técnicas do método.

Publicado

2021-09-30

Número

Sección

EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia

Cómo citar

PARRON GONÇALVES, Lidiane; BINOTTO, Erlaine; KARINA LÓPEZ TORRES, Maricel; CRISTIANO DE OLIVEIRA, Paulo; FRAILE SORDI, Victor. CONHECIMENTO DO SUCESSOR RURAL EM NEGÓCIO FAMILIAR À LUZ DA GROUNDED THEORY: CATEGORIAS E PROPRIEDADES DA LITERATURA TÉCNICA E NÃO-TÉCNICA . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/14050. Acesso em: 30 jan. 2026.