PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE

Resumo

Muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de doenças cardiovasculares, necessitam de avaliação em serviço ambulatorial especializado, para a realização de exames complementares não disponíveis na atenção primária à saúde (APS), ou ainda para possibilitar uma melhor avaliação diagnóstica ou otimização de um tratamento que já está sendo oferecido (SIQUEIRA; SIQUEIRA-FILHO; LAND, 2017).

Segundo Albieri e Cecilio (2015), o atendimento especializado apresenta-se saturado em parte pela baixa resolutividade do atendimento realizado na atenção básica (AB) à saúde. Segundo os autores, o AB promove encaminhamentos em quantidades excessivas e de forma desqualificada aos serviços especializados, ocasionando filas de espera e insatisfação dos usuários. Com base nesse aspecto, este estudo apresenta como objetivo analisar os processos de encaminhamento de pacientes da atenção básica de saúde a um serviço especializado em cirurgia vascular de um município de médio porte. A compreensão desse contexto contribuirá para a proposição de estratégias para o enfrentamento da questão da garantia de acesso a esses atendimentos.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
MARQUES ZILIOTTO, T.; CARLOS EDUARDO BRONZEL DUBAY; FERNANDA KUGERATSKI PIERIN; CELSO MACHADO JUNIOR. PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.