PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE

Autores/as

Resumen

Muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de doenças cardiovasculares, necessitam de avaliação em serviço ambulatorial especializado, para a realização de exames complementares não disponíveis na atenção primária à saúde (APS), ou ainda para possibilitar uma melhor avaliação diagnóstica ou otimização de um tratamento que já está sendo oferecido (SIQUEIRA; SIQUEIRA-FILHO; LAND, 2017).

Segundo Albieri e Cecilio (2015), o atendimento especializado apresenta-se saturado em parte pela baixa resolutividade do atendimento realizado na atenção básica (AB) à saúde. Segundo os autores, o AB promove encaminhamentos em quantidades excessivas e de forma desqualificada aos serviços especializados, ocasionando filas de espera e insatisfação dos usuários. Com base nesse aspecto, este estudo apresenta como objetivo analisar os processos de encaminhamento de pacientes da atenção básica de saúde a um serviço especializado em cirurgia vascular de um município de médio porte. A compreensão desse contexto contribuirá para a proposição de estratégias para o enfrentamento da questão da garantia de acesso a esses atendimentos.

Publicado

2021-10-09

Número

Sección

EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Cómo citar

MARQUES ZILIOTTO, Tamara; CARLOS EDUARDO BRONZEL DUBAY; FERNANDA KUGERATSKI PIERIN; CELSO MACHADO JUNIOR. PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/14217. Acesso em: 30 jan. 2026.