PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA AQUISIÇÃO DE CARNE DE FRANGO ORGÂNICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ – MATO GROSSO

  • Mairim Camargo da Silva Souza Machado Universidade Federal do Mato Grosso
  • Camila Regina Almeida Vani
  • Kaio Lierlyson Teles Gomes
  • Anna Carolina Barbosa Alves Silva
  • Diego Pierotti Procópio
  • Heder José D'Avila Lima

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a percepção dos consumidores sobre a consciência ambiental na aquisição de carne de frango orgânica na região metropolitana de Cuiabá-MT. Foi aplicado um questionário semiestruturado para 120 indivíduos no período de 13 de fevereiro a 05 de março de 2024. Havia questões relacionadas às características socioeconômicas das pessoas, bem como sobre a percepção da consciência ambiental na aquisição de carne de frango orgânica. Dentre os principais resultados, a maior parte dos entrevistados foram do sexo feminino (61,7%), a maior parte dos respondentes com idade entre 18 e 25 anos (50%) e renda de mais que seis salários mínimos (30%) e consumiam carne de frango de duas a três vezes por semana (65,8%). Em relação ao consumo de carne de frango orgânica, cerca de 72,5% dos entrevistados preferem que os alimentos sejam produzidos respeitando o meio ambiente. A consciência ambiental foi uma preocupação identificada nos entrevistados, os quais demonstraram o interesse sobre os tipos de externalidades que a produção de carne de frango orgânica pode exercer sobre o meio ambiente.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
CAMARGO DA SILVA SOUZA MACHADO, M.; ALMEIDA VANI, C. R.; TELES GOMES, K. L.; BARBOSA ALVES SILVA, A. C.; PIEROTTI PROCÓPIO, D.; D’AVILA LIMA, H. J. PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA AQUISIÇÃO DE CARNE DE FRANGO ORGÂNICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ – MATO GROSSO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia