PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA AQUISIÇÃO DE CARNE DE FRANGO ORGÂNICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ – MATO GROSSO
Resumo
Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a percepção dos consumidores sobre a consciência ambiental na aquisição de carne de frango orgânica na região metropolitana de Cuiabá-MT. Foi aplicado um questionário semiestruturado para 120 indivíduos no período de 13 de fevereiro a 05 de março de 2024. Havia questões relacionadas às características socioeconômicas das pessoas, bem como sobre a percepção da consciência ambiental na aquisição de carne de frango orgânica. Dentre os principais resultados, a maior parte dos entrevistados foram do sexo feminino (61,7%), a maior parte dos respondentes com idade entre 18 e 25 anos (50%) e renda de mais que seis salários mínimos (30%) e consumiam carne de frango de duas a três vezes por semana (65,8%). Em relação ao consumo de carne de frango orgânica, cerca de 72,5% dos entrevistados preferem que os alimentos sejam produzidos respeitando o meio ambiente. A consciência ambiental foi uma preocupação identificada nos entrevistados, os quais demonstraram o interesse sobre os tipos de externalidades que a produção de carne de frango orgânica pode exercer sobre o meio ambiente.