ENGAJAMENTO NO TRABALHO E LIDERANÇA LMX

: um estudo com técnicos administrativos de uma universidade federal brasileira

  • Letícia Amorim da Silva Universidade Federal do Pará
  • Glaice Kelle Lobato de Jesus Universidade Federal do Pará
  • Josias de Deus Cordeiro Pina Universidade Federal do Pará
  • Cesar Vinícios Filgueira Moreira Universidade Federal do Pará
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-3027-7479

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre liderança LMX e engajamento no trabalho entre servidores técnicos administrativos que atuam em uma universidade federal. Para tanto, foi realizado um levantamento, com amostragem intencional e tratamento quantitativo de dados. Compuseram a amostra 128 servidores que aceitaram responder ao questionário de pesquisa desenvolvido em duas seções: uma destinada a identificar o perfil socioeconômico do respondente e outra baseada nas escalas UWES-3, para medir engajamento, e LMX-MDM, para avaliar a relação líder-membro. O tratamento de dados combinou distribuição de frequências, cálculos de porcentagens, medidas de tendência central e de dispersão, análise de correlações e de consistência interna. O resultado confirmou a relação positiva e significativa entre liderança e engajamento, evidenciou boa atuação das lideranças e intensidade média superior de engajamento no trabalho. As conclusões recomendam ações de gestão de pessoas direcionadas ao aprimoramento do engajamento por apresentar os menores escores da pesquisa.

Biografia do Autor

Letícia Amorim da Silva , Universidade Federal do Pará

Estudante do Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Glaice Kelle Lobato de Jesus , Universidade Federal do Pará

Estudante do Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Josias de Deus Cordeiro Pina , Universidade Federal do Pará

Estudante do Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cesar Vinícios Filgueira Moreira , Universidade Federal do Pará

Estudante do Bacharelado em Administração na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Mestrado em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Publicado
2024-05-14
Como Citar
AMORIM DA SILVA , L.; LOBATO DE JESUS , G. K.; CORDEIRO PINA , J. DE D.; FILGUEIRA MOREIRA , C. V.; DE MATTOS, C. A. C. ENGAJAMENTO NO TRABALHO E LIDERANÇA LMX. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 14 maio 2024.
Seção
EIXO 2 - Resumo Expandido - Gestão de Pessoas e Processos