AS FONTES DE FINANCIAMENTO NO AGRONEGÓCIO E A INFLUÊNCIA DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS PARA ACESSO AO CRÉDITO RURAL

Autores

Resumo

As novas fontes de financiamento do agronegócio e a influência das parcerias estratégicas em prol das linhas de crédito rural são estratégias de negócios que favorecem o desenvolvimento agropecuário e o apoio aos produtores. O objetivo da pesquisa é investigar a evolução da produção acadêmica relacionada às parcerias estratégicas para concessão de crédito rural. A metodologia pautou-se pela revisão sistemática de literatura, com priorização das plataformas de pesquisa ScienceDirect, Google Acadêmico, Dimensions IA, Web of Science e Scopus. Após critérios pré-definidos, tornou-se elegível para a revisão o total de 51 publicações. O financiamento digital torna-se benéfico para a revitalização rural e ao movimento de capital, inclusive na implementação de estratégias de redução de emissões de gases do efeito estufa, na vertente do financiamento verde inclusivo e para a transição verde nas zonas rurais. No tocante às dificuldades de acesso ao crédito por parte do produtor rural, dados de literacia financeira contribuem para conceber programas eficazes de educação financeira e inclusão financeira digital aos produtores rurais, em especial, na atual tendência da inteligência artificial. Como parcerias estratégicas relacionadas à oferta de crédito rural, tem sido proposto que políticas agrícolas reduzam a desigualdade de rendimentos urbano-rurais por meio de três mecanismos: disponibilidade financeira, mudança de trabalho e capital humano.

Biografia do Autor

  • Tallyrand Moreira Jorcelino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Engenheiro Agrônomo, Biólogo e graduando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Defesa Sanitária Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-graduando em Gestão de Produtos e Mercados no Agronegócio pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Aldara da Silva César, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Engenharia de Produção e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Marco Antonio Conejero, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Economista, mestre em Administração de Organizações e doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios

Como Citar

MOREIRA JORCELINO, Tallyrand; DA SILVA CÉSAR, Aldara; ANTONIO CONEJERO, Marco. AS FONTES DE FINANCIAMENTO NO AGRONEGÓCIO E A INFLUÊNCIA DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS PARA ACESSO AO CRÉDITO RURAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20849. Acesso em: 30 jan. 2026.