AS FONTES DE FINANCIAMENTO NO AGRONEGÓCIO E A INFLUÊNCIA DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS PARA ACESSO AO CRÉDITO RURAL

Resumo

As novas fontes de financiamento do agronegócio e a influência das parcerias estratégicas em prol das linhas de crédito rural são estratégias de negócios que favorecem o desenvolvimento agropecuário e o apoio aos produtores. O objetivo da pesquisa é investigar a evolução da produção acadêmica relacionada às parcerias estratégicas para concessão de crédito rural. A metodologia pautou-se pela revisão sistemática de literatura, com priorização das plataformas de pesquisa ScienceDirect, Google Acadêmico, Dimensions IA, Web of Science e Scopus. Após critérios pré-definidos, tornou-se elegível para a revisão o total de 51 publicações. O financiamento digital torna-se benéfico para a revitalização rural e ao movimento de capital, inclusive na implementação de estratégias de redução de emissões de gases do efeito estufa, na vertente do financiamento verde inclusivo e para a transição verde nas zonas rurais. No tocante às dificuldades de acesso ao crédito por parte do produtor rural, dados de literacia financeira contribuem para conceber programas eficazes de educação financeira e inclusão financeira digital aos produtores rurais, em especial, na atual tendência da inteligência artificial. Como parcerias estratégicas relacionadas à oferta de crédito rural, tem sido proposto que políticas agrícolas reduzam a desigualdade de rendimentos urbano-rurais por meio de três mecanismos: disponibilidade financeira, mudança de trabalho e capital humano.

Biografia do Autor

Tallyrand Moreira Jorcelino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Engenheiro Agrônomo, Biólogo e graduando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Defesa Sanitária Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-graduando em Gestão de Produtos e Mercados no Agronegócio pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Aldara da Silva César, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Engenharia de Produção e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Marco Antonio Conejero, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Economista, mestre em Administração de Organizações e doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
2024-05-16
Como Citar
MOREIRA JORCELINO, T.; DA SILVA CÉSAR, A.; ANTONIO CONEJERO, M. AS FONTES DE FINANCIAMENTO NO AGRONEGÓCIO E A INFLUÊNCIA DAS PARCERIAS INSTITUCIONAIS PARA ACESSO AO CRÉDITO RURAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios