EMPREENDEDORISMO FEMININO

Perfil e atuação de Microempreendedoras Individuais (MEIs) em um município de Minas Gerais

  • Jayne Fátima de Melo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Bambuí
  • Myriam Dornelas Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar o empreendedorismo feminino sob a ótica de Microempreendedoras Individuais de um município de um circuito turístico em Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. Os resultados indicaram que a maioria têm, em média, de 35 a 44 anos, sua escolaridade é ensino médio completo, possuem renda familiar de mais de 2 até 3 salários-mínimos, são mulheres casadas e, em média, com 2 filhos. Antes de atuarem como MEI, trabalhavam como colaboradoras em empresa, possuindo familiares empreendedores. Sua atuação se dá com a prestação de serviço na área de alimentação, faturamento em torno de R$ 2 mil, sendo seus negócios localizados, em sua maioria, em suas casas. Ser MEI é sua única fonte de renda, a formalização ajudou nas vendas e a conseguirem boas condições de compra, sendo que o principal motivo para o registro foram os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para elas, o maior desafio do empreendedorismo feminino é conciliar múltiplos papéis. Além disso, acreditam que empreender não interfere em sua relação familiar e a abertura do negócio foi por oportunidade.

Biografia do Autor

Jayne Fátima de Melo Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Bambuí

Administradora pelo IFMG Campus Bambuí.

Myriam Dornelas, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Engenharia Florestal pelo Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Minas Gerais - Campus Bambuí-MG (IFMG). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de empreendimentos rurais e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, projetos agropecuários, administração e economia rural, empreendedorismo, gestão de pessoas, metodologia de pesquisa e projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e responsabilidade social de empresas.

Publicado
2024-05-15
Como Citar
COSTA, J. F. DE M.; DORNELAS, M. EMPREENDEDORISMO FEMININO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 maio 2024.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo