EMPREENDEDORISMO FEMININO
Perfil e atuação de Microempreendedoras Individuais (MEIs) em um município de Minas Gerais
Resumo
O objetivo geral deste estudo foi analisar o empreendedorismo feminino sob a ótica de Microempreendedoras Individuais de um município de um circuito turístico em Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. Os resultados indicaram que a maioria têm, em média, de 35 a 44 anos, sua escolaridade é ensino médio completo, possuem renda familiar de mais de 2 até 3 salários-mínimos, são mulheres casadas e, em média, com 2 filhos. Antes de atuarem como MEI, trabalhavam como colaboradoras em empresa, possuindo familiares empreendedores. Sua atuação se dá com a prestação de serviço na área de alimentação, faturamento em torno de R$ 2 mil, sendo seus negócios localizados, em sua maioria, em suas casas. Ser MEI é sua única fonte de renda, a formalização ajudou nas vendas e a conseguirem boas condições de compra, sendo que o principal motivo para o registro foram os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para elas, o maior desafio do empreendedorismo feminino é conciliar múltiplos papéis. Além disso, acreditam que empreender não interfere em sua relação familiar e a abertura do negócio foi por oportunidade.