TENDÊNCIA EMPREENDEDORA: Uma análise comparativa entre os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

RAFAELA ESMORGES ASSAD, ROOSILEY DOS SANTOS SOUZA

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar e comparar a tendência empreendedora dos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no campus Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratório, apoiada em uma abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário sociodemográfico e o teste Tendência Empreendedora Geral (TEG). O teste permite afirmar se o indivíduo possui ou não tendência ao empreendedorismo, com base na análise das médias obtidas em cinco características comuns aos empreendedores de sucesso: Necessidade de sucesso, tendência criativa, necessidade de autonomia, propensão a riscos e impulso/determinação. O teste foi aplicado em uma amostra de 60 acadêmicos, selecionada de maneira não probabilística intencional, compreendendo as séries iniciais e finais dos cursos participantes.O resultado da aplicação do TEG apresentou um nível de empreendedorismo abaixo da média esperada entre os cursos, objeto desta pesquisa, evidenciando a importância do desenvolvimento de atividades e projetos voltados à conexão da teoria com a prática por parte dos cursos. Tais medidas podem contribuir para o desenvolvimentode comportamentos, habilidades e conhecimentos necessários na formação de profissionais com competências empreendedoras.


Palavras-chave


Empreendedor. Tendência Empreendedora Geral (TEG). Ensino do Empreendedorismo.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Lorrayne Karen Alves. Mulheres Empreendedoras e os Desafios da Gestão. 71 fls. Estágio Obrigatório Profissional II (Curso de Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Econômica Brasil. Dados com base no Levantamento Sócio Econômico 2009 – IBOPE. ABEP, 2016. Disponível em . Acesso em 17 jan. 2017.

BRASIL, ENDEAVOR. Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2014. Disponível em https://endeavor.org.br/pesquisas/. Acesso em: jun. 2016.

DORNELAS, José Carlos Assis, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios / José Carlos Assis Dornelas. - 5. ed. - Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.

ESPÍRITO SANTO, Michelle Oliveira. Tendência Empreendedora: Uma Análise do Perfil dos Acadêmicos do Curso de Administração em Instituição de Ensino Superior da Cidade de Corumbá-MS. Corumbá: Curso de Administração, Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011, 133 p. Monografia de Graduação.

_____. Empreendedorismo na Administração Púbica: um Estudo do Perfil Empreendedor da Equipe Administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior, como Ferramenta de Melhoria no Desempenho Organizacional. Campo Grande: Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Escola de Administração e Negócios, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015, 80 p. Trabalho de Conclusão Final.

FERREIRA, R. C.; ARANHA, E. A.Análise do perfil empreendedor de graduados em Engenharia de Produção Mecânica. Universidade Federal de Itajubá. MG: UNIFEII, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Ed Atlas, 2008.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil: 2015.Simara Maria de Souza Silveira Greco et. al.Curitiba: IBPQ, 2015.

MASIERO, Gilmar. Administração de Empresas: Teoria e funções com exercícios e casos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SAMANIEGO, Flavio Cabral. Tendência Empreendedora: Um estudo sobre o perfil dos mototaxistas do município de Corumbá-MS. 2014. 94 fls. Trabalho de Conclusão do Curso de Administração - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, Corumbá-MS, 2014.

SANTOS, L. F.; FLORES, A. A. D. M. O perfil empreendedor em acadêmicos em administração em uma cidade do sul do país. RASM, Alvorada, ano 4, n.1, p. 71-88, jan./jun. 2014. Disponível em: Acesso em 18 mai. 2016.

SILVA, Rodrigo Nascimento. Análise da tendência empreendedora entre os acadêmicos do Curso de Administração do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 72 fls. Estágio Obrigatório II (Curso de Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2016.

SOUZA, Roosiley dos Santos; SILVEIRA, Amelia; CARMO, Hermani Magalhães Olivense do. Educação para o empreendedorismo: estudo em universidades federais de Mato Grosso do Sul. Disponível em Acesso em 08 Jun. 2016.

SOUZA, Roosiley dos Santos; SILVEIRA, Amélia; NASCIMENTO, Sabrina do; ESPÍRITO SANTO, Michelle Oliveira do. Vendedores Ambulantes e o Modelo de CAIRD (1991): Tendência Empreendedora Geral (TEG), 2014. Disponível em Acesso em 08 Jun. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.