INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR: O caso de uma empresa do setor do aço

  • Luiz Henrique Botelho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Rodrigues da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Custos, Inovação, Criação de valor, Cadeia de Valor.

Resumo

Atualmente a inovação constitui uma estratégia importante para o sucesso organizacional. A criação de valor a partir da inovação ainda é um objetivo que precisa ser muito explorado do ponto de vista acadêmico, empresarial e de outros agentes. O objetivo deste artigo foi de analisar os custos incorridos, em inovações para a criação de valor. O estudo é de natureza exploratória e descritiva, com a abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso em uma empresa produtiva da cadeia do aço. Os dados foram coletados a partir de três instrumentos: entrevista, documentos e observação. Os resultados do estudo sugerem que a empresa pesquisada realiza inovações de produto e processo de forma empírica, mas não tem nenhum controle sobre os custos advindos do processo de inovação. Da mesma forma, constatou-se que as inovações da empresa pesquisada criam valor para a cadeia, sem, no entanto, ser possível quantificar o impacto.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Botelho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é mestrando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Publicado
2017-10-05
Como Citar
BOTELHO, L. H.; SILVA, M. A. C. DA; SILVA, C. R. DA. INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR: O caso de uma empresa do setor do aço. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 5 out. 2017.