INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR: O caso de uma empresa do setor do aço

Autores

  • Luiz Henrique Botelho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Rodrigues da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Custos, Inovação, Criação de valor, Cadeia de Valor.

Resumo

Atualmente a inovação constitui uma estratégia importante para o sucesso organizacional. A criação de valor a partir da inovação ainda é um objetivo que precisa ser muito explorado do ponto de vista acadêmico, empresarial e de outros agentes. O objetivo deste artigo foi de analisar os custos incorridos, em inovações para a criação de valor. O estudo é de natureza exploratória e descritiva, com a abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso em uma empresa produtiva da cadeia do aço. Os dados foram coletados a partir de três instrumentos: entrevista, documentos e observação. Os resultados do estudo sugerem que a empresa pesquisada realiza inovações de produto e processo de forma empírica, mas não tem nenhum controle sobre os custos advindos do processo de inovação. Da mesma forma, constatou-se que as inovações da empresa pesquisada criam valor para a cadeia, sem, no entanto, ser possível quantificar o impacto.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Botelho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é mestrando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2017-10-05

Como Citar

BOTELHO, Luiz Henrique; SILVA, Marco Antonio Costa da; SILVA, Carlos Rodrigues da. INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR: O caso de uma empresa do setor do aço. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/4331. Acesso em: 20 fev. 2026.