TRABALHADORES-ALUNOS: motivações e desafios que configuram um cenário de luta

  • Beatriz Silva Marquez Universidade Federal de Mato Grosso do sul
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do sul Coordenador do Curso de Administração Campus de Naviraí - CPNV

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a trajetória do Trabalhador-aluno em relação as suas dificuldades, motivações e desafios. Trata-se de uma temática relevante à medida que se observou uma ascensão maior desse público ao ensino superior noturno público. A pesquisa realizada teve natureza qualitativa, com abordagem descritiva. Os dados foram coletados com a aplicação de entrevistas, análise de documentos e observação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a condição do Trabalhador-aluno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Câmpus de Naviraí, é pouco discutida e que os alunos enfrentam dificuldades elevadas para concluir o curso, muitas vezes, levando a um elevado sofrimento e evasão.

Biografia do Autor

Beatriz Silva Marquez, Universidade Federal de Mato Grosso do sul
Universidade Federal de Mato Grosso do sul
Graduada em Ciências Sociais pelo Campus de Naviraí - UFMS/CPNV
Marco Antonio Costa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do sul Coordenador do Curso de Administração Campus de Naviraí - CPNV
Universidade Federal de Mato Grosso do sul
Coordenador do Curso de Administração Campus de Naviraí - CPNV
Publicado
2017-10-05
Como Citar
MARQUEZ, B. S.; SILVA, M. A. C. DA. TRABALHADORES-ALUNOS: motivações e desafios que configuram um cenário de luta. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 5 out. 2017.