ANÁLISE DE PROCESSO DE RECRUTAMENTO E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS EM UMA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO NOROESTE DO PARANÁ.

  • PAULO CESAR SCHOTTEN Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
  • SOLANGE FACHIN Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus Nova Andradina
  • RODRIGO SANTOLINI Privada
Palavras-chave: Recrutamento, Competência, Organização

Resumo

O objetivo desta pesquisa é avaliar se o recrutamento de pessoas tem atingindo as expectativas em relação às competências exigidas pela a organização tendo como objetivos específicos descrever todo o processo de recrutamento adotado pela organização, identificar as competências requeridas para novos funcionários, comparar as competências requeridas com as obtidas de novos funcionários. Para que o objetivo fosse atingido foi pesquisado bibliograficamente sobre o processo de recrutamento, recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto, competências e competências individuais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva com procedimentos técnicos de estudo de campo. Na empresa, constatou-se que ela não está estruturada para uma gestão de competência e, embora conste no organograma funcional um quadro especifico para o setor de RH, não há um profissional especifico para a área, Nota-se que embora de maneira informal, a instituição tenha algumas linhas que condizem à gestão por competências, em muitas vezes, elas ocorrem  sem  ter noção do que estão fazendo. Isso fica evidente nas pesquisas com os gestores responsáveis pela contratação e pela avaliação das pessoas dentro de seu período de experiência.

Biografia do Autor

PAULO CESAR SCHOTTEN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
Doutorando em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo/MG, especialista em Marketing e Recursos Humanos e graduado em Administração. Autor do Livro O pré-adolescente na decisão de compra: Influenciado e Influenciador, lançado em 2015 pela editora NEO. Professor universitário desde 2001.
SOLANGE FACHIN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus Nova Andradina
Doutora em Administração. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina.
RODRIGO SANTOLINI, Privada
Administrador de empresas.

Referências

CARVALHO, Antônio Vieira.; NASCIMENTO. Luiz Paulo. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, 1ª Edição, Editora Saraiva. 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: Capital das Organizações. São Paulo, 8ª Edição, Editora Atlas. 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo, 5ª Edição, Editora Atlas S.A. 1998.

DUNTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo, 1ª Edição, Editora Atlas. 2011. (pag. 21).

FISCHER, André Luiz.; DUTRA, Joel Souza.; AMORIM, Wilson Aparecido Costa. Gestão de Pessoas: Desafios estratégicos das Organizações Contemporâneas. São Paulo, 1ª Edição, editora Atlas. 2009. (pag. 57 e 78).

GIL, Antônio Carlos, Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, 4ª Edição, Editora Atlas. 2002.

KANAANE, Roberto. Comportamentos Humanos nas Organizações. São Paulo, 3ª Edição, Editora Atlas. 2009.

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo, 8ª Edição, Editora Saraiva. 2005.

MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão Estratégica de Pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo, Cengage Learning, 2008.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAN, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, 8ª Edição, Editora Atlas, 2010.

PONTES, B. R. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas. São Paulo, 2ª Edição, Editora LTr, 1996.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Cientifica. 2007. Disponível em: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>. Acessado em 25 de Junho de 2012 as 09hs: 12min.

SCHOTTEN, Paulo César. Gestão por Competências: Evolução dos Conceitos e Comparativo entre Competências Individuais e Competências Organizacionais. 2011.

VILAS BOAS, Ana Alice. ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão Estratégica de Pessoas; 1º Edição, Editora Campus, 2009, São Paulo.

Publicado
2017-11-20
Como Citar
SCHOTTEN, P. C.; FACHIN, S.; SANTOLINI, R. ANÁLISE DE PROCESSO DE RECRUTAMENTO E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS EM UMA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO NOROESTE DO PARANÁ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.