ROTULAGEM AMBIENTAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Resumo
O objetivo deste trabalho é argumentar a importância de analisar a percepção do consumidor sobre rotulagem ambiental a partir do seu desenvolvimento humano. Para isso, são abordados conceitos de rotulagem ambiental e suas características na percepção dos consumidores. Em seguida, são abordadas quais são os parâmetros para verificar o desenvolvimento humano do indivíduo: liberdade política, segurança protetora, oportunidades sociais, garantias de transparência e facilidades econômicas. Dessa forma, entende-se que políticas públicas possam utilizar dos resultados deste trabalho para promover o desenvolvimento humano e adequar os rótulos ambientais de acordo com a percepção do indivíduo.
Referências
SEN, A. The Ends and Means of Sustainability. Journal of Human Development and Capabilities: A Multi-Disciplinary Journal for People-Centered Development, vol. 14, n.1, p. 6-20.
PELENC, J. L.; LOMPO, M. K.; BALLET, J.; DUBOIS, J. L. Sustainable human development and the capability approach: Integrating environment, responsibility and collective agency. Journal of Human Development and Capabilities, v. 14, n. 1, p. 77-94, 2013.
SEN, A. Development as freedom. First Ed. Oxford Paperbacks, Oxford, 1999.
ARAÚJO, R. S.; DIAS, S. L. F. G.; PAGOTTO, E. Rotulagem Ambiental e Greenwashing: análise de discursos e práticas empresariais. XVIII Anais Engema-Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://engemausp.submissao.com.br/18/anais/arquivos/154.pdf> Acesso em: 30 julho 2018
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR (SEMAGRO). Carne Sustentável e Orgânica do Pantanal abre novas oportunidades para MS. Disponível em: < http://www.semagro.ms.gov.br/carne-sustentavel-e-organica-do-pantanal-abre-novas-oportunidades-para-ms/ >. Acesso em: 01 maio. 2018.
DE DEUS, N. S.; FELIZOLA, M. P. M.; SILVA, C. E. O consumidor socioambiental e seu comportamento frente aos selos de produtos responsáveis. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 1, n. 1, p. 32-54, 2010.
PEYERL, F. F.; DE MATOS, K. H. O.. Avaliação da legislação aplicada a rotulagem de alimentos embalados no Brasil e na Nova Zelândia. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, p. 14-25, 2012.