A GESTÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ-BRASIL

  • Sandra Aparecida Ortiz Larrosa UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Tania Regina Corredato Periotto UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Ana Paula Francisca dos Santos UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Flavio Bortolozzi UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Palavras-chave: Tecnologia, Gestão do Conhecimento, Contexto Escolar, Aplicativo de Comunicação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever como a tecnologia por meio de um aplicativo de comunicação pode facilitar a prática da Gestão do Conhecimento no contexto escolar, utilizando práticas e ferramentas de gestão do conhecimento. A metodologia adotada foi a do estudo de caso com interpretação qualitativa dos dados levantados. O universo estudado foi uma escola de educação infantil da rede privada, localizada na região noroeste do Paraná, Brasil, que, substituiu o uso da agenda física pela virtual no formato de aplicativo. Reconhecendo a importância da Gestão do Conhecimento e com o uso da agenda virtual, foi possível identificar a facilidade de contato com os pais e o rápido retorno com suas respostas. O gestor da escola obteve uma visão geral das ocorrências e o fluxo da comunicação podendo corrigir ou interferir quando necessário afim de que seu planejamento para organização fosse alcançado. Por meio de uma enquete via aplicativo, ficou evidente a aceitação dos pais a respeito da adoção desse recurso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) visto que, facilitou e abriu um canal de interação entre a família e a escola fato este que, com certeza, contribuirá para a educação de qualidade.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Ortiz Larrosa, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Tania Regina Corredato Periotto, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Ana Paula Francisca dos Santos, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Flavio Bortolozzi, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Referências

ALBERTIN, L. A, ALBERTIN, M. M. Avaliação de Educação com Base nas suas Dimensões e Componentes: uma análise da avaliação da CAPES. In: IV Encontro de ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, DF: 2013. Anais... Brasília, DF: EnEPQ, 2013.

CARVALHO, F. C. A. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RIOS, M. C. O Gestor Escolar e as Novas Tecnologias. UNIFIA. Disponível em: <http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/gest_tec.pdf>. Acesso em: 28 set. 2018.

SILVA, C. F.; ROSSIT, H.; PRADO, N.; FILHO, N. S.; OLIVEIRA, R. M. I. Inclusão Digital: Gestão de Processos e Tecnologia da Informação. São Paulo, 2010

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2008

Publicado
2019-01-28
Como Citar
LARROSA, S. A. O.; PERIOTTO, T. R. C.; SANTOS, A. P. F. DOS; BORTOLOZZI, F. A GESTÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ-BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 28 jan. 2019.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Inovação e Tecnologias