A GESTÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ-BRASIL

  • Sandra Aparecida Ortiz Larrosa UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Tania Regina Corredato Periotto UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Ana Paula Francisca dos Santos UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
  • Flavio Bortolozzi UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Palavras-chave: Tecnologia, Gestão do Conhecimento, Contexto Escolar, Aplicativo de Comunicação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever como a tecnologia por meio de um aplicativo de comunicação pode facilitar a prática da Gestão do Conhecimento no contexto escolar, utilizando práticas e ferramentas de gestão do conhecimento. A metodologia adotada foi a do estudo de caso com interpretação qualitativa dos dados levantados. O universo estudado foi uma escola de educação infantil da rede privada, localizada na região noroeste do Paraná, Brasil, que, substituiu o uso da agenda física pela virtual no formato de aplicativo. Reconhecendo a importância da Gestão do Conhecimento e com o uso da agenda virtual, foi possível identificar a facilidade de contato com os pais e o rápido retorno com suas respostas. O gestor da escola obteve uma visão geral das ocorrências e o fluxo da comunicação podendo corrigir ou interferir quando necessário afim de que seu planejamento para organização fosse alcançado. Por meio de uma enquete via aplicativo, ficou evidente a aceitação dos pais a respeito da adoção desse recurso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) visto que, facilitou e abriu um canal de interação entre a família e a escola fato este que, com certeza, contribuirá para a educação de qualidade.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Ortiz Larrosa, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Tania Regina Corredato Periotto, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Ana Paula Francisca dos Santos, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Flavio Bortolozzi, UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
PPGGCO – PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Referências

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WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2008

Publicado
2019-01-28
Como Citar
LARROSA, S. A. O.; PERIOTTO, T. R. C.; SANTOS, A. P. F. DOS; BORTOLOZZI, F. A GESTÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ-BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 28 jan. 2019.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas