OS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: um estudo em Corumbá/MS

Ana Lúcia Monteiro Maciel, Arnold Zozias de Souza, Ednaldo Gaúna Júnior

Resumo


Neste artigo propomos uma pesquisa para analisar o impacto que a tecnologia tem sobre a área educacional. Sabemos que as novas tecnologias, se usadas de maneira correta, só acrescentam no aprendizado do aluno e ainda facilita para o professor transmitir conteúdo. Para identificar como a tecnologia vem sendo implementada nas escolas, foram feitas entrevistas com os docentes afim de descobrir se as escolas dão o suporte necessário para que o aluno possa estar conectado ao mundo tecnológico e utilizá-lo de maneira correta para auxiliar os estudos. Analisando os dados das entrevistas, foi identificado que, das três escolas entrevistadas, duas utilizam os laboratórios em suas escolas e oferecem suporte ao aluno e professores. Todas são a favor da tecnologia na área da educação sendo que todas utilizam de datashow para ministrar suas aulas e acreditam que as ferramentas tecnológicas se utilizadas de maneira correta, facilitam o aprendizado do aluno. Está claro que as escolas dão importância para a tecnologia, mas a pesquisa mostrou que elas enfrentam dificuldades para aliar a tecnologia com a educação, como por exemplo a falta de internet adequada, e, principalmente o desvio do foco do aluno ao utilizar essas ferramentas dentro da escola.


Palavras-chave


Novas tecnologias; Educação; Ferramentas de aprendizado.

Texto completo:

PDF

Referências


BLANCO, E.; SILVA, B. D. da. Tecnologia educativa em portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education, p. 37–55, 1993. Disponível em: . Acesso em: 2 de mai. 2018.

FRÓES, J. R. M. Educação e informática: A relação homem/máquina e a questão da cognição. 2002. Disponível em:

. Acesso em: 2 de mai. 2018.

GABRIEL, M. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

JÚNIOR, D. P. Sala de Aula Digital: uma introdução à cultura digital para educadores. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LOPES, J. J. A introdução da informática no ambiente escolar. 2004. Disponível em: . Acesso em: 2 de mai. 2018.

FAVA, R. Educação 3.0. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

PINTO, A. M. As novas tecnologias e a educação. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, v. 1, p. 1–7, 2004. Disponível em: Acesso em: 2 mai. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2018.

Jornada Edu. Quais são as ferramentas tecnológicas ideais para usar em sala de aula. Disponível em:

< https://jornadaedu.com.br/tecnologia/quais-ferramentas-tecnologicas-ideias-para-usar-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. Loyola. São Paulo. 2003.

BIANCHI, P; HATJE, M. A formação profissional em educação física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no centro de educação física e desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a Prática, [S.1.], v. 10, n. 2, set. 2007. ISSN 1980-6183. Disponível em:

. Acesso em: 25 jun. 2018.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.

MARIA, T. Q. C. Tecnologias na Educação. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO: Guaratuba, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.