GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CULTURA E O CLIMA DE UMA REALIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS

Lucinéa Matsui dos Santos, Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira, Roseli Bonatto de Souza, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

Resumo


Este trabalho, na área de Gestão Escolar, tem como objetivo abordar os aspectos e influências da cultura escolar a partir da mediação do trabalho do gestor na escola. A cultura escolar é criada por meio das relações interpessoais, e acontecem pela forma com que a instituição, os alunos, pais de alunos e toda a comunidade escolar se relacionam. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada por meio de questionário com seis questões abertas envolvendo quatro atores, sendo eles: gestor (G) professor (P) e administrativo (A-1) e administrativo (A-2) em uma escola da rede municipal de ensino que contempla a educação infantil e o ensino fundamental no município de Naviraí/MS. Em relação aos dados coletados, percebemos que o gestor e o professor em alguns momentos não demonstram opinião própria sobre os assuntos abordados recorrendo a sites de pesquisas, o que demonstra a relevância desde estudo da temática, sendo um aprendizado tanto para as pesquisadoras como para os sujeitos. Também não é possível afirmar que a gestão da escola é democrática, pois com os estudos realizados não identificamos este perfil na instituição.


Palavras-chave


Gestão escolar; Cultura escolar; Liderança.

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