GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CULTURA E O CLIMA DE UMA REALIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS

  • Lucinéa Matsui dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPNV
  • Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPNV
  • Roseli Bonatto de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPNV
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPNV

Resumen

Este trabalho, na área de Gestão Escolar, tem como objetivo abordar os aspectos e influências da cultura escolar a partir da mediação do trabalho do gestor na escola. A cultura escolar é criada por meio das relações interpessoais, e acontecem pela forma com que a instituição, os alunos, pais de alunos e toda a comunidade escolar se relacionam. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada por meio de questionário com seis questões abertas envolvendo quatro atores, sendo eles: gestor (G) professor (P) e administrativo (A-1) e administrativo (A-2) em uma escola da rede municipal de ensino que contempla a educação infantil e o ensino fundamental no município de Naviraí/MS. Em relação aos dados coletados, percebemos que o gestor e o professor em alguns momentos não demonstram opinião própria sobre os assuntos abordados recorrendo a sites de pesquisas, o que demonstra a relevância desde estudo da temática, sendo um aprendizado tanto para as pesquisadoras como para os sujeitos. Também não é possível afirmar que a gestão da escola é democrática, pois com os estudos realizados não identificamos este perfil na instituição.

Biografía del autor/a

Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPNV
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-UNIDERP; Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS; Graduanda do 8º Semestre de Pedagogia pela UFMS/CPNV e em curso Especialização em Docência para a Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS.

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

¬¬¬BRASIL. Lei 9.394, de 20/12/1996, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 maio. 2018.

CULTURA ESCOLAR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cultura_escolar&oldid=28718759>. Acesso em: 5 fev. 2012.

DIAS, José Augusto. Gestão da Escola. Estrutura e funcionamento da educação básica. São Paulo: Pioneira, 1998.

LÜCK, Heloísa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

¬¬¬¬¬ ____ Liderança em gestão escolar. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. - (cadernos de gestão; IV).

OLIVEIRA, D.A. Política educacional. In.DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

OLIVEIRA, Emanuelle. Gestão Educacional e Gestão Escolar. Disponível em:<https://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional-e-gestao-escolar/>. Acesso em: 15 maio. 2018.

VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Myrtes. (Org.) Gestão Educacional e Tecnológia. Ed. Evercamp, 2003. p.71.

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar em revista, v. 22, n. 28, p. 201-216, 2006.

VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas Escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária. Campinas, SP: Autores Associados, 2005 (Coleção Memória da Educação).

Publicado
2018-12-21
Cómo citar
DOS SANTOS, L. M.; DIAS DE OLIVEIRA, M. D. DE OLIVEIRA; DE SOUZA, R. B.; FERNANDES DE AMORIM DOS REIS, M. DAS G. GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CULTURA E O CLIMA DE UMA REALIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 21 dic. 2018.
Sección
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor