ESG NO BRASIL
uma análise inicial sobre o conceito e a sua rápida disseminação
Abstract
Um novo fenômeno de gestão organizacional vem se popularizando no Brasil, trata-se do “ESG”, sigla de “Environmental, Social and Governance”. Com o objetivo de desenvolver diretrizes e recomendações sobre como melhor integrar as questões ambientais, sociais e de governança corporativa na gestão de ativos e serviços de corretagem de valores mobiliários, o conceito busca unir as esferas social e ambiental ao mecanismo de governança, prática pouco conhecida além do ambiente organizacional. No cenário nacional, é evidenciado que o conceito de ESG se popularizou rapidamente entre as organizações, que comunicam o conceito ao mercado e à sociedade quase sempre associando-o à sustentabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise preliminar de forma reflexiva sobre a rápida disseminação do conceito como um fenômeno organizacional. Como principais apontamentos, ressalta-se que a apropriação do conceito traz uma contribuição importante quanto à difusão do mecanismo de governança, expandindo o seu alcance para além de grandes atores empresariais. Entretanto, lembra-se que o conceito é importado de outros contextos e no cenário nacional está sendo conduzido como diferencial competitivo para qualquer tipo de empresa e de diferentes portes, aproximando-se de uma prática de “greenwashing”, ou de marketing verde.