FUNÇÃO MULTI-OBJETIVO

Maximização da Taxa de Penetração e minimização da Energia Mecânica Específica

  • Diunay Zuliani Mantegazini Unesp
  • João Andrade de Carvalho Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Andreas Nascimento Programa de Pós-graduação em Engenharia, Faculdade de Engenharia e Ciência de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista – UNESP. Energy Group, Instituto de Engenharia Mecânica - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Abstract

A crescente demanda energética mundial obrigou a indústria petrolífera a buscar reservas de petróleo e gás em ambientes hostis. O descobrimento e exploração da província carbonática do Pré-sal trouxe enormes desafios relacionados à caracterização dos reservatórios e a otimização da atividade de perfuração. O custo da atividade de perfuração em condições adversas pode ultrapassar o valor de 1 milhão.dia-1. Devido a esse elevado custo, as empresas tem buscado nas ultimas décadas métodos inovadores capazes de tornarem esse processo mais eficiente. Uma dessas formas é através da análise de parâmetros operacionais em tempo real, de modo a buscar a mais elevada Taxa de Penetração (ROP) em combinação com a menor Energia Mecânica Específica (MSE) durante o processo de perfuração. A análise dos parâmetros em tempo real juntamente com a utilização do teste pré-operacional possui o potencial de tornar esse processo mais eficiente. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é obter uma função multi-objetivo através da combinação entre a ROP e a MSE por meio do teste pré-operacional.

Published
2022-11-02
How to Cite
ZULIANI MANTEGAZINI, D.; ANDRADE DE CARVALHO JÚNIOR , J.; NASCIMENTO, A. FUNÇÃO MULTI-OBJETIVO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 2 Nov. 2022.
Section
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas