ALFABETIZAR NA PANDEMIA
relatos de professoras no contexto do ensino remoto
Abstract
O presente estudo se insere na temática da alfabetização, tendo como objetivo geral investigar o processo de alfabetização e letramento em turmas do 1º ano do ensino fundamental durante o ensino remoto decorrente da pandemia da Covid-19. Dessa forma, a pesquisa foi qualitativa, de natureza descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado via WhatsApp a seis professoras alfabetizadoras do 1º ano do ensino fundamental, que atuavam em seis instituições diferentes da rede de ensino público do município de Naviraí, interior do estado de Mato Grosso do Sul. O estudo revelou que a falta de contato direto com as crianças tem sido um dos maiores problemas no trabalho das alfabetizadoras, dado que as aulas online não produzem o mesmo nível de efetividade das aulas presenciais. Outra dificuldade foi o receio das docentes de se expor e gravar vídeos para família, mostrando que os novos mecanismos para alfabetizar a distância têm gerado insegurança na transmissão do conhecimento. Ademais, percebe-se a falta de adesão das famílias ao ensino online, levando-os a “flexibilizar” o processo de ensino, enviando atividades consideradas fáceis, reduzindo assim, o nível da qualidade da aprendizagem do estudante.