ALFABETIZAR NA PANDEMIA

relatos de professoras no contexto do ensino remoto

Resumo

O presente estudo se insere na temática da alfabetização, tendo como objetivo geral investigar o processo de alfabetização e letramento em turmas do 1º ano do ensino fundamental durante o ensino remoto decorrente da pandemia da Covid-19. Dessa forma, a pesquisa foi qualitativa, de natureza descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário enviado via WhatsApp a seis professoras alfabetizadoras do 1º ano do ensino fundamental, que atuavam em seis instituições diferentes da rede de ensino público do município de Naviraí, interior do estado de Mato Grosso do Sul. O estudo revelou que a falta de contato direto com as crianças tem sido um dos maiores problemas no trabalho das alfabetizadoras, dado que as aulas online não produzem o mesmo nível de efetividade das aulas presenciais. Outra dificuldade foi o receio das docentes de se expor e gravar vídeos para família, mostrando que os novos mecanismos para alfabetizar a distância têm gerado insegurança na transmissão do conhecimento. Ademais, percebe-se a falta de adesão das famílias ao ensino online, levando-os a “flexibilizar” o processo de ensino, enviando atividades consideradas fáceis, reduzindo assim, o nível da qualidade da aprendizagem do estudante.

 

Biografia do Autor

Gercinete de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da rede municipal de ensino de Naviraí.

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Mato do Sul, campus de Três Lagoas.

Publicado
2022-11-01
Como Citar
DE OLIVEIRA, G.; DE ASSIS, V. B. ALFABETIZAR NA PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 1 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo