EDUCOMUNICAÇÃO E DESIGN PEDAGÓGICO NAS PLATAFORMAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MS
Abstract
Este artigo busca lançar um olhar para os professores de alguns cursos de Licenciatura do Mato Grosso do Sul, considerando suas práticas, em relação à apropriação tecnológica e comunicacional com o uso de tecnologias digitais. Resulta do recorte de uma pesquisa em andamento, conduzida pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologias - EduTec/UFMS com o tema Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: Capital Tecnológico e Inovação Pedagógica na Formação Inicial de Professores. Tem como objetivo geral identificar e analisar as características educacional/comunicacional com o uso de tecnologias digitais e objetivos específicos. Como objetivos específicos mapear práticas inovadoras e verificar apropriação das tecnologias pelos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que usa a metodologia do tipo bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que embora utilizem algumas tecnologias digitais em suas rotinas e nas práticas na educação, os professores sentem necessidade de formação para o uso das tecnologias digitais. Que possamos despertar um olhar atento para a importância da qualidade de tempo e de investimento em inovação tecnológica para os docentes nas instituições de ensino superior.