SISTEMA DE ESTRUTURAS PARA JARDINS VERTICAIS EM AMBIENTES INTERNOS

Abstract

Este trabalho apresenta a criação de um sistema de estruturas para jardins verticais para ambientes internos. Envolveu: (i) uma investigação de como conhecimentos em Design e Design Biofílico podem ser aplicados ao projeto de jardins verticais; (ii) compreender os conceitos relacionados a jardins verticais; (iii) analisar estruturas para jardins e seus usos em diferentes ambientes. Foram aplicados os conhecimentos adquiridos no curso de Desenho Industrial da UFSM através da metodologia utilizada de Löbach (2001), que desenvolve o processo criativo em quatro grandes fases – Preparação, Geração, Avaliação e Realização –, com o apoio de outras ferramentas que auxiliam o projeto de forma específica. Como resultado obteve-se um sistema de estruturas modular para jardim vertical do tipo intensivo, autoirrigável e com vegetação natural para ambientes internos.

Author Biography

Fabiane Vieira Romano, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção (Projeto de Produto) pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (Gestão do Design e do Produto) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Desenho Industrial. Atua junto ao Curso de Desenho Industrial e ao Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produto, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projeto, gerenciamento de projetos, gestão do design e sistematização de processos.

Published
2024-05-20
How to Cite
ANDRADE DOS SANTOS, ÉMERSON; VIEIRA ROMANO, F. SISTEMA DE ESTRUTURAS PARA JARDINS VERTICAIS EM AMBIENTES INTERNOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 20 May 2024.
Section
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo