SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE MÉTODOS DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO À PESQUISA QUALITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: Um estudo sobre a Análise de discurso francesa de Michel de Pêcheux, suas possibilidades, resistências e limitações

  • Fábio da Silva Rodrigues UFMS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Abstract

Historicamente, a administração teve suas raízes fundadas em outras ciências ou áreas do conhecimento, sendo que neste processo, incorporara-se a estes áreas como a geografia, a história e a linguística, que chamaram nossa atenção, e aqui denominamos de métodos transpostos. Um destes domínios do conhecimento é a teoria/método da análise de discurso francesa (ADF), sob a perspectiva de Michel de Pêcheux, sob o qual nos detemos nesta pesquisa. Sendo assim, temos como objetivo neste artigo discutir as possibilidades, resistências e limitações da Análise de discurso francesa de Michel de Pêcheux ao campo dos estudos organizacionais a partir de uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica, revisão sistemática e discussão teórica. Quantos aos resultados: i) A ADF é simultaneamente teoria e método; ii) o movimento pendular de ir e vir entre teoria é análise é constitutivo da ADF; iii) considerar as relações entre lugar social do sujeito discursivo e as condições de produção do discurso são condições essenciais da ADF; iv) quanto compara à análise de conteúdo, a análise de discurso costuma ser mais crítica; v) a área de estudos organizacionais tem adotado a ADF em suas pesquisas, havendo no entanto a necessidade de um aprofundamento sobre como esse processo está ocorrendo.

Author Biography

Fábio da Silva Rodrigues, UFMS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

References

GRIGOLETTO, E. A Noção de Sujeito em Pêcheux: uma Reflexão acerca do Movimento de Desidentificação (La Notion du Sujet en Pêcheux: une Réflexion sur Le Mouvement de Desidentification). Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista, n.1, p. 61-67, junho, 2005.

INDURSKI, F; FERREIRA, M. C. L. (Orgs.) Michel Pêcheux e a Análise de discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2007.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual discursiva: Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012a.

______________.Discurso em Análise: Sujeito, sentido e Ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012b.

_____________. Discurso & leitura. 3. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

PACHI FILHO, Fernando; PIMENTEL, Renata Marcelle Lara. Trajetos em Análises de

Discurso. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut (Org.) [no prelo].

PETRI, V. O funcionamento do movimento pendular próprio às análises discursivas na construção do “dispositivo experimental” da Análise de Discurso. In: ______; DIAS, Cristiane (Orgs.). Análise de Discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Editora da UFSM, p. 39-48, 2013

PÊCHEUX, M. O Discurso – Estrutura ou Acontecimento, Trad. Eni Pulcinelli Orlandi, Campinas, SP: Pontes, 1990.

_____________. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi [et al.] 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

SOUZA, M. M. P. de; CARRIERI, A. P. A análise do discurso em estudos organizacionais. In:

SOUZA, E. M. (org.), “Metodologias e analíticas qualitativas em pesquisa organizacional,” EDUFES, acesso em 30 de janeiro de 2015, disponível em <<http://www.edufes.ufes.br/items/show/26.>>.

Published
2017-10-17
How to Cite
RODRIGUES, F. DA S. SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE MÉTODOS DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO À PESQUISA QUALITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: Um estudo sobre a Análise de discurso francesa de Michel de Pêcheux, suas possibilidades, resistências e limitações. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 17 Oct. 2017.