COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: a influência do local na escolha de uma lanchonete
Abstract
A indústria de alimentos no Brasil corresponde a aproximadamente 10% do PIB em faturamento líquido de impostos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos. Nesse caso, é essencial para as organizações envolvidas no setor utilizar-se de ferramentas que possam garantir o sucesso de seus empreendimentos, incluindo serviços de lanchonetes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar os principais fatores referentes ao ambiente físico que influenciam na tomada de decisão do consumidor em relação a escolha de um local do ramo de lanches. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa e descritiva nos municípios de Batayporã, MS e Nova Andradina, MS. Conclui-se que um ambiente limpo, oferta de entretenimento e uma boa localização, principalmente na área central da cidade, influenciam a escolha do consumidor.
References
ABIA. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Números do setor: faturamento 2017. Disponível em: https://www.abia.org.br/vsn/anexos/faturamento2017.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2018.
CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para o cliente. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
FALCÃO, N. O. et al. Análise das estratégias adotadas por uma lanchonete no município de Natal/RN. In: X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ, 2013. Anais... Resende, RJ, 2013. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2013.php?pag=159. Acesso em: 20 de maio de 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.