AÇÕES INTERDICIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: REFLEXÕES RELACIONADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Cicero Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
  • Mariana Aparecida Soares
  • Nicolle Neiva Lamas
  • Daniel Zimmermann Mesquita
  • Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido
  • Guilherme Botega Torsoni
  • Alisson Gaspar Chiquito
  • Rozana Carvalho Pereira
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ciência, Educação, Processo ensino-aprendizagem, Conhecimento.

Resumo

O trabalho discute a interdisciplinaridade como um importante instrumento no contexto ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade vem marcando o rompimento de uma visão cartesiana e mecanicista da educação, e assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora para construir o conhecimento por meio de práticas pedagógicas integradas. Inicialmente, faz-se uma breve apresentação da interdisciplinaridade como um fenômeno de articulação do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados relacionados a distribuição das disciplinas nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Ensino Médio Integrado do IFMS do Campus Naviraí. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa sejam utilizados como base para orientações para reestruturação dos PPCs e consequente redistribuição das disciplinas nos cursos. 

Biografia do Autor

Cicero Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
Engenheiro agrônomo e pós graduando em educação pelo IFMS campus Naviraí - MS.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
COSTA, C.; SOARES, M. A.; LAMAS, N. N.; MESQUITA, D. Z.; APARECIDO, L. E. DE O.; TORSONI, G. B.; CHIQUITO, A. G.; PEREIRA, R. C. AÇÕES INTERDICIPLINARES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: REFLEXÕES RELACIONADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 7 dez. 2018.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo