A influência da tecnologia da Informação: uma reflexão bibliográfica sobre mercado de TI e organizações.
Abstract
Este artigo procurou refletir sobre o ambiente empresarial e a influência da TI nas organizações e apresentar características que permitissem determinar o tamanho do mercado da Tecnologia da Informação (TI), de uma dada região. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado uma pesquisa bibliográfico, sendo desenvolvida uma análise conceitual sobre a determinação tanto de mercado quanto de Tecnologia da Informação (TI). E, baseando-se em fontes bibliográficas foi possível definir e conceituar mercado de TI, bem como identificar o que deve ser considerado ao defini-lo, considerando-o, portanto, como uma região onde situam empresas que se utilizam de softwares, hardwares e prestação de serviços computacionais, tais como consultoria e manutenção.
References
ABES. Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências. [S.l.]. 2016, p. 13, 14, 16 e 17. Disponível em: < http://www.abessoftware.com.br>. Acesso em: 03 de out. de 2017.
ABES. Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências. [S.l.]: Gráfica Corset, 2018, p. 4,5 e 9. Disponível em: <http://www.abessoftware.com.br>. Acesso em: 10 de out. de 2018.
ALBERTIN, A. L.; MOURA, R. M. Tecnologia da informação. [S.l.]: Atlas, 2004, p. 20.
ALECRIM, E. O que é tecnologia da informação (TI)? Disponível em: <http://www.infowester.com/ti.php>. Acesso em: 04 de ago. de 2018.
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. [S.l.]: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1998, p.11.
CASAS, A. L. L. Marketing de serviços. [S.l.]: Atlas, 2012, p.11.
CASTELLS, M. Sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Major. 6. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/392268/mod_resource/content/1/ASociedadeEmRedesVol.I.pdf>. Acesso em: 12 de ago. de 2018.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. [S.l.]: Atlas, 2010, p.23.
GONÇALVES, J. E. L. Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviço. Revista de Administração e Empresas, 1993, p. 5. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v34n1/a08v34n1>. Acesso em: 10 de set. de 2018.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. [S.l.]: Atlas, 1979, p. 10, 12 e 13.
LACOMBE, F. J.; HEILBORN, G. L. Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
MAXIMIANO, A. C. Introdução à Administração. [S.l.]: Atlas, 2009, p. 8.
MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento Estratégico da Informação. [S.l.]: Campus, Rio de Janeiro, 1994, p. 20. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n4/a04v19n4.pdf>. Acesso em: 01 de ago. de 2018.
MIGLIOLI, Afrânio; LEITE, Luis. Tecnologia da informação: qual o melhor conceito? Disponível em: <http://ogestor.eti.br/tecnologia-da-informacao-melhor-conceito/>. Acesso em: 10 de ago. de 2018.
PITOL, M.; ZANATTA, A. L. Análise do mercado de trabalho no setor de TI no RS. UPF. Passo Fundo, 2009. Disponível em: <http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reinfo/article/download/1147/pdf>. Acesso em: 03 de ago. de 2018
RECH, I. Adoção de Novas Tecnologias de Informação (TI): Um Estudo Sobre Problemas e Ações em Grandes Empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre. GIANTI – Grupo de Pesquisa de Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação, Porto Alegre, 2001, p. 01-115. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2330/000318054.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 de ago. de 2018.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação aplicada à Sistemas de Informação Empresariais. [S.l.]: Atlas, 2000, p. 19.
ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. CI.INF; Brasília, 2007, p.19. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1>. Acesso em: 14 de ago. de 2018.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. [S.l.]: Atlas, São Paulo, 1997, p. 23.
VELLOSO, F. C. Informática: conceitos básicos. 7ª ed. ver. atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
YONG, C. S. Tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, 1992, p. 5. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n2/v8n2a02.pdf>. Acesso em: 01 de ago. de 2018.