POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: um relato de experiência de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental II em Naviraí-MS

  • Jaque Teodoro Comin UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Julia Cunha Barboza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ CPNV
Palavras-chave: Aprendizagem, Prática, Estágio, Formação e Social

Resumo

Este artigo aborda o papel do estágio na formação docente, da aproximação da teoria com a prática, bem como o desenvolvimento de conteúdos fundamentais para formação social, aprofundando-se no ensino fundamental. O objetivo consiste na reflexão da prática docente enquanto mediadora de um aprendizado significativo, aproximando a teoria da realidade social dos educandos, direcionando conteúdos para serem também relevantes para formação social, cultural, política e formação cidadã destes. Desta maneira, a primeira parte abrange a fundamentação teórica do ensino fundamental no Brasil e a importância das disciplinas de história, geografia, português e matemática para formação. Posteriormente adentramos em um relato de experiência de campo na disciplina de estágio realizada no município de Naviraí-MS em uma escola municipal, com as turmas do 4° C e 5° B. Os conteúdos aplicados referem  as cinco regiões do Brasil, a origem do nome do país, tipos de gêneros textuais, números múltiplos e divisores. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, com a técnica de observação participante das turmas 4° C e 5° B. Compreendemos assim, a importância do estágio para formação docente e sua reflexão, a abordagem teórica em junção com a prática enquanto formação social e cidadã de indivíduos.

Biografia do Autor

Jaque Teodoro Comin, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Mestre em sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Licenciada em ciências sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ CPNV. E-mail: jaquelineteodoroc@gmail.com

Julia Cunha Barboza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ CPNV

Acadêmica do 8° semestre do curso de pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – CPNV. E-mail: juliabarboza14766@hotmail.com

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Publicado
2019-10-31
Como Citar
COMIN, J. T.; BARBOZA, J. C. POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: um relato de experiência de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental II em Naviraí-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 31 out. 2019.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo