Perfil dos consumidores de produtos orgânicos do município de Dourados-MS
Abstract
impelindo as empresas a buscarem estratégias para aumentar sua participação e competitividade nesse segmento de mercado, o que só pode ser conseguido através do atendimento às necessidades de seus consumidores. Assim, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos do município de Dourados- MS, a metodologia utilizada foi entrevista por meio de questionários. Os resultados deste trabalho apontaram que os consumidores de produtos orgânicos são na sua grande maioria compostos por 66,70% mulheres e 33,30% são homens, com 57% dos consumidores tem faixa etária acima dos 40 anos de idade, possuem nível de renda elevado e para 57,10% tem nível superior de escolaridade e 19,10% tem pós-graduação incluindo mestrado e doutorado. Apresentam como principais motivações de consumo o cuidado com a saúde, o sabor diferenciado associado ao alimento orgânico e a preocupação com o meio ambiente. Desta forma, o melhor conhecimento do perfil deste consumidor possibilitará os produtores maior conhecimento sobre o seu mercado, ampliando em relação à concorrência suas vantagens competitivas. E beneficiando, com melhores estratégias de distribuição e divulgação, os consumidores desse gênero alimentício.References
CARNEIRO, M. M., ARÊDES, A. F. Perfil do consumidor de alface orgânica em Teresópolis-RJ, Rev.Ifes Ciência-ISSN2359-4799, Instituto Federal-ES, 2016, v.2, n. 1, p. 38-52, ago. 2016. Disponível em: < http://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/viewFile/472/401>. Acesso em: 25 julho. 2019.
HOPPE, A. et al. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Porto Alegre-RS, v . 9, n. 2, p. 174-188, Abril./Jun. 2012.
LOMBARDI, M. S.; MOORI, R. G.; SATO, G. S. Um estudo exploratório dos fatores relevantes na decisão de compra de produtos orgânicos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 13-14, Abr. 2004.