PLANO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO INFORMAL ADOTE UM ANIMAL DE RUA

  • Edineia Moraes do Nascimento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Fabricio Requena Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Gisele Gimenes do Amaral Miguel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Jackelyne Aparecida Lopes Hoffman Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Rogério Da Silva Santa Ana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Vanessa Mendes Ortiz Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campus de Naviraí.

Abstract

O objetivo do presente relato de prática foi discorrer sobre o plano de comunicação elaborado para a Adote um Animal de Rua. O projeto teve início em 2017 com um grupo de dez pessoas que amam os animais. Para desenvolver o trabalho, foi realizada uma investigação sobre o projeto e uma entrevista semiestruturada com uma integrante deste. Com base nas investigações foi desenvolvido um plano de comunicação para otimizar a utilização das redes sociais do projeto e das campanhas de arrecadação utilizadas. Além disso, foram sugeridas a definição de missão, visão e valores para a organização, o que futuramente pode auxiliar na transformação do projeto em um Organização Não Governamental. Foram sugeridas ainda duas propostas de logotipo e duas propostas de capas para utilização no Facebook do projeto.

References

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 01 ago. 2019.

BUENO, W. C. Estratégias de comunicação para as mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015.

GIOVANELLI, C. O abandono de animais nas ruas virou um grave problema para a cidade. Veja São Paulo, Bichos, 30 ab. 2016. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/bichos/animais-abandonados-cachorro-gato/>. Acesso em: 01 ago. 2019.

TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

Published
2019-10-11
How to Cite
NASCIMENTO, E. M. DO; REQUENA, F.; MIGUEL, G. G. DO A.; HOFFMAN, J. A. L.; SANTA ANA, R. D. S.; ORTIZ, V. M.; PEREIRA, J. A. PLANO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO INFORMAL ADOTE UM ANIMAL DE RUA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 11 Oct. 2019.
Section
Relato de Prática - Gestão de organizações públicas, privadas e 3º setor