DOIS OLHARES SOBRE A BOLSA PERMANÊNCIA NA UFMS: da relação entre tutores e bolsistas à efetividade da ação para egressos

Autores/as

  • Telma Romilda Duarte Vaz Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de São Paulo (FCT/UNESP)
  • Thais Maiara Teixeira Jota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
  • Luiz Henrique Botelho Mestrando da Escola Superior de Administração (ESAN) da UFMS

Resumen

O presente artigo buscou apresentar e refletir sobre o resultado de dois projetos iniciação científica desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e que investigaram ações afirmativas desenvolvidas na Universidade. Os objetivos foram elencados respectivamente da seguinte forma: compreender as características da relação entre tutor e bolsista na ação bolsa permanência na UFMS e, analisar o impacto da bolsa permanecia para acadêmicos egressos que usufruíram do benefício. Os procedimentos metodológicos utilizados, em ambas as pesquisas, pautaram-se pela abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, procedimentos bibliográficos e estudos de casos. Os resultados apontam para a necessidade de maior discussão no meio acadêmico sobre as questões abordadas pelas duas pesquisas, ao mesmo tempo, evidenciaram a importância do trabalho do professor para permanência do acadêmico na UFMS. Da mesma forma, constatou que a ação bolsa permanência tem cumprido seu papel de dar condições mínimas de permanência ao acadêmico na instituição.

Biografía del autor/a

  • Telma Romilda Duarte Vaz, Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de São Paulo (FCT/UNESP)
    Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de São Paulo (FCT/UNESP)
  • Thais Maiara Teixeira Jota, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí
    Graduada em Ciências Sociais
  • Luiz Henrique Botelho, Mestrando da Escola Superior de Administração (ESAN) da UFMS
    Mestrando da Escola Superior de Administração (ESAN) da UFMS

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

VAZ, Telma Romilda Duarte; JOTA, Thais Maiara Teixeira; BOTELHO, Luiz Henrique. DOIS OLHARES SOBRE A BOLSA PERMANÊNCIA NA UFMS: da relação entre tutores e bolsistas à efetividade da ação para egressos. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/4293. Acesso em: 31 jan. 2026.