PESQUISA CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

uma contribuição sobre o uso do banco de dados

  • Adriana Fiorotti Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Victor Hugo Alves de Souza Universidade Paulista (Grupo AVP)
  • Simone da Costa Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eduardo Loreti Centro Universitário da Grande Dourados

Resumo

O banco de dados é um dos componentes mais utilizados em pesquisas científicas da área de Ciências Sociais Aplicadas, seja para criar projeção, realizar estudo comparativo ou simplesmente demonstrar historicamente uma informação. Neste contexto, o seu correto manuseio exige uma compreensão, por parte do pesquisador, do seu tema de pesquisa, de sua problemática e da metodologia a ser utilizada. Tendo isso como pressuposto, pretendeu-se apresentar, no artigo em tela, a utilização do banco de dados por parte do pesquisador como uma ferramenta auxiliar para pesquisa e divulgação dos resultados. Para tanto, em um primeiro momento, tratou-se da temática banco de dados (sistemas de gerenciamento e modelos), pesquisa científica (levantamento de dados, mecanismos de busca de dados secundários, e análise e apresentação dos dados). Por fim, utilizou-se como exemplo os dados desenvolvimentos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no âmbito das séries históricas do Balanço Energético Nacional (BEN).

Biografia do Autor

Adriana Fiorotti Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi analista de pesquisa energética da EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA de 2008 a 2013. Tem experiência nas áreas de Economia e de Energia, com ênfase em Economia Geral e Petróleo e Gás Natural, atuando principalmente nos seguintes temas: petróleo, gás natural, regulação, energia e América do Sul. Atualmente é professora do curso de Administração, do Mestrado Profissional de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável e do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo.

Victor Hugo Alves de Souza, Universidade Paulista (Grupo AVP)

Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (2017) e Graduação em Administração (2015), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse em estudos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em Política Pública, Trabalho e Ensino; em Saúde, com foco em Saúde Pública e do Trabalhador; e na área de Energia, com ênfase em energias renováveis, principalmente biocombustíveis, planejamento energético, regulação, Políticas Públicas. Atualmente atua como docente nos cursos de Graduação em Administração e Superior Tecnológico em Recursos Humanos da Universidade Paulista (UNIP) e como Instrutor de Jovens Aprendizes no Sest Senat unidade DN122, além de participar do grupo de pesquisa de Regulação do Setor Energética, vinculado ao CNPq desde 2016.

Simone da Costa Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem interesse de pesquisa em: gestão de pessoas, teoria das organizações, Ergonomia, saúde do trabalhador e práticas gerenciais, Gestao Organizacional e metodologias de pesquisa qualitativa.

Eduardo Loreti, Centro Universitário da Grande Dourados

Graduado em Fisioterapia (UFES), Graduando em Estatística (UAM), Mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (UFES) e Doutorando em Ciências da Saúde (UFGD). Especialização em Gerontologia (UCAM) e Urgência e Emergência Pré-hospitalar. Atualmente é Professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) onde ministra aula nas disciplinas de Exames Laboratoriais e de Imagem; Fisioterapia Respiratória I; Fisioterapia na Saúde do Idoso e nas Disfunções Reumatológicas; Fisioterapia na Urgência e Emergência e Trabalho de Conclusão de Curso II. Interesse em Epidemiologia, Saúde do Idoso, tDCS aplicado a função cognitiva e dor.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
FIOROTTI CAMPOS, A.; ALVES DE SOUZA, V. H.; DA COSTA FERNANDES, S.; HENRIQUE LORETI, E. PESQUISA CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo